agosto 16, 2008

Mais Responsabilidade

Shunyi, China, 16 Ago (Lusa) -- Nuno Mendes e Pedro Fraga consideraram hoje que o seu oitavo lugar no double scull ligeiro dos Jogos Olímpicos vai aumentar a sua "responsabilidade no futuro", já com os olhos no desempenho do remo em Londres2012.

"O objectivo era entrar nos 12 primeiros e fomos oitavos. Segundos na final B. Foi excelente. A partir de agora a nossa responsabilidade aumentou", disse Pedro Fraga.

Por isso mesmo, sobra orgulho à dupla "por ter superado as expectativas" e pelo facto se agora serem equiparados a finalistas no projecto Londres2012, "o que, finalmente, vai permitir outras condições de trabalho".

Um dos segredos da tripulação do Sport Clube do Porto foi precisamente a forma como encararam a competição: "Viemos com expectativas, mas com os pé assentes na terra. Não viemos para as medalhas ou final. No fim superámos os objectivos e isso é bom".

"Acreditávamos no nosso perfil de regata. Mantivemos a cabeça fria com uns primeiros 1.000 metros muito técnicos e uns segundos no máximo, com bastante 'power' dentro de água", contou Nuno Mendes.

O voga disse como viu a prova: "Empregámos a táctica que se tem vindo a afirmar nestes últimos anos, uma característica nossa, com uma ponta final decisiva. Foi tudo ou nada. Sentimos que podíamos um fazer resultado excelente. Primeiro apanhámos a França, a Austrália ainda resistiu bastante, mas depois estourou e nós ainda tivemos força para ir buscar a Alemanha".

O double scull ligeiro acha mesmo que poderia ter ido mais longe, não tivesse disputado a meia-final mais complicada: "Na outra praticamente não houve competição. Cuba, a quem vencemos na repescagem, apurou-se e podia ter acontecido o mesmo connosco. Fomos injustiçados na distribuição das equipas".

Pedro Fraga congratulou-se com o ponto alcançado para a Missão de Portugal -- "é sempre bom poder ajudar" - e manifestou o desejo de que este resultado possa animar os próximos competidores lusos.

"Que seja uma motivação extra para as provas que faltam. Para o triatlo, canoagem... que treinou em Montemor-o-Velho connosco. Acreditamos que a canoagem vai conseguir bons resultados. A federação tem feito um excelente trabalho nestes quatro anos", concluiu.

RBA.

** Rui Barbosa Batista (texto)

Sem comentários:

U23  2x  Paulo Fidalgo João Dias