junho 10, 2008

Brincar ao Remo

Realizou-se hoje mais uma brincadeira no remo.
Foram hoje disputadas as regatas de apuramento para a Coupe.
Nestas regatas assistiu-se a algo caricato digno apenas duma modalidade mal gerida,perdida e com um triste fim à vista.
O que se passa é o seguinte, o tempo para apurar o Shell 4 sem timoneiro júnior era de 6.30m, exactamente o mesmo tempo que era pedido ao Shell 8 júnior, o 4x júnior teria de ser mais rápido que o Shell 8 em 10 segundos, teria portanto de fazer 6.20m aos 2000m.
Qualquer ignorante percebe que um shell 8 é muito mais rápido que um shell 4 sem timoneiro e mesmo mais rápido que o 4x, mas estes senhores que brincam connosco acham o contrário.
Mais ainda, como se não bastasse o factor psicológico nas equipas de shell 4 terem de bater por tempo, isto é, serem mais rápidas que o 8, ainda fizeram a prova juntos, mais ainda, ainda não tinham largado já estavam 2 segundos atrás já que o 8 é mais comprido.
Conclusão, era óbvio que dificilmente o 8 júnior do Caminhense seria batido pelos 4 e apesar de serem os campeões nacionais com todo o mérito é errado este critério para seleccionar pois devia ter sido seguido o tempo padrão normal e não este.
A explicação dada pelos iluminados foi que tiveram em consideração os tempos das últimas 5 edições da Coupe e que portanto eram estes os tempos e "mais nada", quem quer vai, quem não quer fica.
Pois este senhor( o que deu a explicação na reunião de delegados) deve ter tirado um curso para isto que nem deve saber que na Coupe o Shell 8 é desdobrado e que quando se obtem esses tempos, que serviram de referencia, já os atletas têm duas e mais provas no corpo.
Logo este critério de selecção é faccioso e desonesto.
O resultado pratico desta brincadeira foi que a única equipa chamada foi, e com todo o mérito, o 8 do Caminhense e mais ninguém conseguiu "entrar" para ir à regata.
Convém dizer que o Caminhense se apurou com apenas menos 3 segundos que o tempo limite.
O outro caso do jogo foi a Skifista do Sport que realizou duas excelentes regatas, muito regular, mas o resultado final foi que ficou fora da Coupe por apenas 2 ou 3 segundos e apesar das condições da tarde estarem manifestamente piores não foi tido em consideração e simplesmente vai de férias mais cedo.
Mais coisas poderia estar aqui a dizer mas a verdade é que estes senhores estão a mais no remo e já deviam ter saído a bem da modalidade.
Quem quiser que venha aqui contar mais do que se passou e que comente, de preferência que se identifique pois o remo precisa de quem dê a cara e não como quem está no poleiro actualmente.

6 comentários:

Anónimo disse...

Estas situações são inadmissiveis! É por estas demonstrações de poder (e de estupidez) que os atletas deixam de remar. Pois quem está a organizar e comandar o remo nacional goza com eles. Que atleta volta a remar quando após uma época de esforço, dedicação e abdicar de muito, uma estúpida regra de "é assim e mais nada" o deixa de fora de um sonho, sem qualquer hipoteses de o atingir?
Que vergonha. Até pode haver más organizações, poucas boias, menos sombras, etc... mas falta de respeito com os atletas é que não.

Super disse...

Será que é difícil ser minimamente inteligente?
Será que se tem que redescobrir a polvora?
Quando se tem atitudes de desrespeito pelos principais interpretes do espectaculo, por aqueles que justificam o poleiro que ocupam, então o melhor que tem a fazer é dar rápidamente a vaga.
Durante o CNV disseram-me os tempos de qualificação, mas pensei que tinha sido um engano. Considerar um barco de 4 (seja 4X ou 4-) mais rápido que um 8+ só na cabeça de um iluminado ou de alguém que está completamente fora da modalidade.
Felizmente não estive nem levei qualquer atleta a esta fantuchada que é a convocatória de atletas para as diferentes selecções pelo que não posso opinar sobre os acontecimentos verificados, mas o critério utilizado, por si só, já é motivo de comentário.
Ainda estou á espera de uma palavra do selecionador/treinador nacional sobre o plano de estágio da nossa atleta lá presente. É que, em 3 anos, ainda não fomos formalmente apresentados.

Heráclito Guimarães disse...

Tudo o que possamos dizer é em vão, porque todos sabem que para se eleger uma lista para a FPR tem de se dar algo em troca a alguém. Pelo menos é o que consta nas conversas informais e que ninguém tem coragem de falar que tiveram.
A comunidade remadora já teve oportunidade para por a correr dali para fora esta lista, mas preferem deixar como está. Uns dizem que é para vê-los cair por si, outros porque pensam que é difícil dar um rumo a esta altura à FPR.
A verdade é que estão todos à espera do possível apuramento do LM2x, para verem os bolsos encher.
Estão todos à espera de ver os cofres da FPR receberem dinheiro à custa do trabalho do Pedro e do Nuno, do Sport, do Eduardo e do Rob.
Se as listas já se estão a fazer como se fala, deveríam apresentar-se em público e não estar à espera do resultado do apuramento, mas todos sabemos que isso não vai acontecer.

Li neste ou noutro blog, algo que já me tiham dito, mas que não tenho certezas, que é o valor pago dentro da FPR aos funcionários. Com todo o respeito para com estes, se aquilo é verdade, então o que se passa é que esta lista está mesmo a gozar com o remo nacional.
Porque também não falam dos nomes entregues ao COI de treinadores por tripulação(ou será por atleta?). Esclareçam-me será que numa tripulação de seleção tem de haver um treinador por atleta, ou será que sou eu que não pesco mesmo nada disto?!
Tenham coragem e ponham cá para fora o que sabem, esclareçam as dúvidas de pessoas como eu e deixem de ser cobardes. Este ainda é um país livre e não é a depender de um barco ou de um atleta na selecção que o remo nacional vai crescer.
Chamo-me Heráclito Gumarães e sei do que falo. Não me escondo, não fujo, encaro no olho e digo o que tenho a dizer a quem tenho a dizer. façam como eu e ponham a correr quem está a mais.

Se não podes...SAI DE CIMA.

Há coisas que não são para quem quer, mas para quem sabe. Ser lider não é para quem quer é para quem é lider.

Anónimo disse...

Boas,eu sou um eis remador que também estava em montemor dia 10 de Junho, e voltei a observar algo familiar nesta federação ou seja um jogo de interesses brutal e uma falta de etica notória na tomada de decisões, não se percebe como é que uma atleta ganha todas as regatas do seu escalão e não tem lugar na equipa da selecção, embora a atleta que vai representar Portugal no Mundial tenha perdido todas as regatas contra a atleta do sport. o que assisto é uma vingança pela atleta ter entrado na selecção e ter vindo embora, e depois por 2 segundos não a levam a CUP. Eticamente isto é injusto. É desmotivar os nossos melhores remadores, alegando falta de verbas

Anónimo disse...

Olá!Gostava antes de mais de dar um abraço ao strokeman pelo seu blog!
Quanto à regata de apuramento para a Coupe, de referir que foi bastante complicada! Eu com um dos remadores do 8 Júnior do SCC, senti-me um pouco desagradado pela forma em que o nosso barco fez a 2ª regata! Largamos na pista 1, que para qualquer pessoa que conheça a pista de montemor, sabe que com vento contra é impossivel fazer uma boa regata, ainda para mais estando a lutar contra o tempo. Também de referenciar que a prova de 8, a meu ver não deveria ter sido efectuada com os 4-, pois psicologicamente um remador quando se vê a ficar para trás, vai abaixo!
Tenho pena também pela Sónia, a skifista do Sport, pois esteve a bom nível durante toda a época e venceu o seu barco no Campeonato Nacional! 3 segundos em condições de vento, como foi o caso, deveriam ser repensados!

Espero, que agora nos corra bem a nossa regata em Cork e demonstremos todo o nosso valor como equipa!


Um abraço a todos

Anónimo disse...

mais uma vez tens toda a razao... infelizmente...
mas para quem esteve la este fim de semana reparou que havia um elemento da fpr disfarçado!! e sabem quem era? sabem ou não?
não eram os arbitros, não!! era o sr. rascão!! e sabem porquê? sabem ou não? se nao sabem eu digo-vos: rapou o bigodinho com a intenção de passar despercebido no meio da multidão, não que ja não passasse... mas assim assegurava a descrição sobre a sua pessoa em vez de ganhar vergonha na cara e por-se a andar dali para fora, levando consigo o bando de ciganos e inuteis (a maior parte) que carrega sabe-se la onde...

U23  2x  Paulo Fidalgo João Dias