março 20, 2008

Remo - Definição Filosófica

“When one rows it is not the rowing which moves the ship: rowing is only a magical ceremony by means of which one compels a demon to move the ship.” -Nietzsche

2 comentários:

Anónimo disse...

Adorei.

Simplesmente fabuloso este teu post.

Espero que todos os colegas possam fazer como numa qualquer aula de filosofia e tirar o mais profundo dos significados das palavras do mestre Nietzsche.
No meu humilde ponto de vista e de aprendiz, fico-me pela prespectiva mais simples, o acto de remar é mais do que colocar um barco a movimentar-se numa posição que não existe em mais algum desporto- de costas.
Remar é ter um estilo de vida;
Remar é sentir;
Remar é Viver;

Quem já remou nunca esqueceu a sensação única que o nosso Remo nos transmite e é por isso que de alguma forma, volta sempre a ter contacto com esta maravilhosa forma de vida.
O acto de remar é sem dúvida um acto mágico de união de fusão homem/barco/ambiente.

Na minha eterna esperança- que é a última a morrer,- espero ainda ver esta fusão, mas a nível de clubes, treinadores,atletas, dirigentes, de forma a que o nosso Remo possa mudar.

Deixo-vos com outra frase linda de outro filosofo, mas mais antigo e com o qual, sinceramente orgulhoso, partilho o nome.

"...não podemos entrar duas vezes no mesmo rio, porque, ao entrarmos pela segunda vez, não serão as mesmas águas que estarão lá, e a pessoa mesma já será diferente..."

"panta rhei"

Para se perceber a minha idea e o que penso sobre mudança vide http://pt.wikipedia.org/wiki/Her%C3%A1clito_de_%C3%89feso

Cumprimentos desportivos e muita vontade de mudar...

....Ricardo Pinto disse...

Just close your eyes and enjoy the feeling!!...

U23  2x  Paulo Fidalgo João Dias