fevereiro 21, 2009

Aconteceu ao remo Português!

O barco foi ao fundo!
Afinal está tudo bem no remo em Portugal!
Foi o que os entendidos no remo decidiram....!
Onde vai parar o remo agora que a continuidade ganhou as eleições, será a continuidade de mais o quê?
Já não era mau demais para se continuar assim?
Não há selecção sénior, os juniores já não querem lá estar, o que vão fazer?
O que este senhor andou a vender foi um resultado para o qual não contribuiu.
A associação dos treinadores votou a favor deste circo, será que não percebeu que a esmagadora maioria dos treinadores estão contra estes senhores, serão também autistas ou há promessas eleitorais?
Como pode esta associação de classe aspirar a ter mais sócios?
Como pode o Remo ser governado por um senhor que é eleito por associações de caça e pesca, sameirinha, clube das bifanas, enfim, por pessoas que nem devem saber o que é um barco, por clubes sem actividade?
Como pode este senhor dirigir os destinos do remo contra os clubes que fazem efectivamente o Remo em Portugal?
Será sede de poder, tipo Hugo Chavez?
Esperemos para ver, mas Espanha é ali tão perto.
É inqualificável o que aconteceu hoje!

16 comentários:

Anónimo disse...

Pode tudo! Porque deixaram que as coisas chegassem a este ponto! Não faltou quem falasse contra o RM em sites e blogues, mas na hora da verdade viraram o bico ao prego.
Pela frente dizem uma coisa, na hora de votar, outra.
Sinceramente, não percebo o motivo da surpresa. Apesar de esperar que fosse desta que as coisas mudasem, tinha sérias dúvidas que tal acontecesse.
Lá vamos nós com mais do mesmo!
Será que algum dia muda?

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o teu artigo de opinião.
Efectivamente e de repente para alguns clubes passou a estar tudo bem no remo:
- Os clubes já receberam os subsidios da época passada.
- O Presidente vitorioso saiu em ombros da sala.
- Os dirigentes dos clubes apaludiram de pé esta vitoria alcançada com os votos adquiridos sabe-se lá a que preço nos clubes de taberna e esquina (por isso desconhecidos no meio do remo e por quem rema.
Mais ainda: - Para quem assitiu a esta farsa foi penoso ver o principal candidato da lista A e o seu vice-presidente (que só agora aterrou no remo)a exercerem o direito de voto em representatividade de clubes que a comunidade do remo desconhece, para além de individuos em representatividade de clubes desconhecidos e que após a eleição abandonaram a sala; nem sequer se dignaram a aguardar pelo resultado da votação (dado tratar-se de elementos do sexo feminino alguém apelidou de rasconetas...). Mas o mais triste de tudo foi verificar que dirigentes de clubes no activo comprometidos com a lista encabeçada pelo dignissimo Sr. João Oliveira votassem em sentido contrário ou seja no Sr. Rascão Marques contribuindo assim para a continuidade da mediocridade no remo.
Após a comunicação dos resultados vem tentou o Presidente reeleito esboçar umas palmas, mas ficou-se pela intenção pois ninguém o seguiu, nem mesmo os seus seguidores.
No entanto e dado que os resultados não são definitivos nada está perdido. Perdeu-se uma batalha, não a guerra. A esperança é a ultima a morrer e estou convencido que a comunidade do remo vai conseguir explusar "os vendilhões do remo".
Já diz o velho ditado: O último a rir é o que ri melhor.

Paula Mota ✿ disse...

Cheguei a casa e pensei, eh pá, foi dia de eleições.
Confesso que até estava com uma certa esperança, mas mais uma vez se comprova que a estupidez humana não tem limites.
Infelizmente, é assim meus amigos, há coisas que são muito, mas mesmo muito dificeis de mudar.

Anónimo disse...

Boa noite,
Infelizmente acompanhei toda a sequência de eventos que envolveram o processo eleitoral da Federação Portuguesa de Remo, e consegui reparar ao ler em sítios e blogues da especialidade do remo, que tudo e todos se queixam das manobras do Sr. Rascão Marques (RM), durante todo este processo.

MAS…..

Meus caros treinadores (não todos), árbitros (excepto o Sr. Rui Faria), atletas (considero atleta aquele que já viu um barco de remo ao vivo) e clubes de remo (considero clube de remo, uma instituição que apresente plo menos um 1x) estamos a discutir política, e quem vos disse que a política é um jogo limpo, nunca o foi, e quem anda por esses meandros assim o sabe.

O Sr. RM apenas se dotou de manobras que lhe poderiam valer a vitória, e fê-lo muito bem. Agora pergunto se todos já sabiam que isso iria acontecer, ou que pelo menos haveria uma grande probabilidade de isso acontecer, porque ficaram impávidos e serenos e o deixaram acontecer!!!??? Apenas tinham de ir comprar as munições ao mesmo sítio que o Sr. RM foi.

Senão vejam, o Sr. RM, foi buscar votos a clubes sombra, eu digo, porque não criaram clubes!? Criassem clubes nas vossas zonas, participassem num nacional e não haveria qualquer problema neste momento. Alguns poderão dizer que isto não seria jogar limpo, eu também acho que não o seja, mas para grandes males, grandes remédios “já dizia o meu avô”. Provavelmente, neste momento estaríamos a experienciar o tal movimento de mudança que tanto se augurava, mas que porque uns resolveram mudar de opinião à última da hora, e porque só faltou vir Canas de Senhorim votar na lista do Sr. RM, tal não aconteceu.

Eu penso que um misto de Ingenuidade e Boa Fé levaram a lista do Sr. João Oliveira a ficar de braços cruzados quando sabiam que tudo isto poderia acontecer, tal e qual da forma como aconteceu.

Eu digo, peçam uma auditoria às contas da nossa Sra. Dona Federação, e talvez possamos descobrir as verdadeiras razões de tão desmesurada e desequilibrada luta plo que alguns chamam sede de PODER do Sr. RM, na minha humilde opinião, não concordo que este Sr. tenha sede de poder, mas sim sede de dinheiro, dinheiro esse que virá com a organização do Campeonato da Europa de Remo e com a realização do CAR do Pocinho “mais uma anedota”, e da delegação de cargos de responsabilidade para tais estruturas e eventos.

Bem, mas com tantos galos, não sei se o poleiro vai aguentar, pode ser que se parta entretanto.

Só apelo para que os verdadeiros clubes boicotem as provas, os verdadeiros árbitros boicotem as provas, os verdadeiros treinadores boicotem as provas e que os verdadeiros ATLETAS (alguns já o fizeram ao abandonar a selecção) boicotem as provas.

Anónimo disse...

ricardo:
actualmente toda a gente se acha o melhor remador do mundo e actualmente a maioria dos remadores remam mal e porcamente ,são fracos e pior que tudo armados ao cagalhão.os seniores acham que asbem mais que os treinadores da federação e que querem ser eles a escolherem os treinadores que lhes agradar.-ñão gostam dos treinadores não vão á seleção.os juniores são maoiritariamente uma merda que quando subirem a seniores vão ser mais fracos ainda,por isso não me parece que haja grande moral para se criticar tudo e todos pq estamos numa onda de dizer mal.a federação pode não ser grande coisa mas já lá estiveram uns «farias« bem piores que deixaram o remo em muito piores condiço~es e nunca se viu tal revolta.e alé do mais enquanto os clubes não tiverem inteligengia suficiente para o remo melhorar e nos clubes haver tanta mediocridade e falsidade,nunca havemos de melhorar em nada o remo,não me parece que a federação esteja assim tão mal,aliás para aquilo que temos por ai,até eatá bem demais.

cumprimentos arc

Anónimo disse...

Eh pá. Tu deves ser aquela excepção que confirma a regra.
Deves ser um daqueles a que o Rascas prometeu a ida à selecção. Tipo o filho de um gajo do sul na remo um corno mas anda a caminho do pocinho todo contente!

Anónimo disse...

Constou-me que já vão em cinco as reclamações para impugnação das eleiçoes da FPR.

Parece que o João Gouveia de Soure vai ter muito trabalho nos próximos dias.

E o Rascas já deve andar com os sonos predidos. É que agora é que vai tudo vir à tona. Acabou-se o quero mando e posso, agora não lhes basta dizer não. Têm que dizer porque é que não.
~
E aí é que porca tode o rabo!

Anónimo disse...

Apelo a todos os árbitros, que a partir de agora sejam tão rigorosos como foram no Encontro de Veteranos.
Se a Federação é rigorosa, os árbitros, como parte integrante da mesma (apesar de não serem reconhecidos) tem que lhes seguir as pissadas e ser rigorosos!!!
Isto se a partir de agora os árbitros que realmente estão no activo forem convocados para as regatas. Até porque o novo Conselho de Arbitragem é composto por pessoas que já não estão no activo à alguns anos ou por puros desconhecidos, que nunca ninguém ouviu falar!!
E o Sr. RM alega por aí que vai formar muitos árbitros. Daqueles que nunca ouviram sequer falar de remo, que pensam que remo é aquela coisa que se faz com pagaias ou que nem sabem que remo se pratica no rio...
A seguir pela beleza que se viu desfilar nas eleições, o remo vai passar a ser Fantasma, com clubes, remadores e árbitros fantasma!!
Só mesmo o RM é que continua a ser uma realidade.

Só quem está no activo pode mudar isto.
Por isso Apelo aos árbitros rigor e cumprimento na integra dos Regulamentos.
Apelo aos clubes boicote a todas as Regatas organizadas pela FPR. Se o RM ganhou às custas dos clubes, então que remem quem nele votou!!!
Esta tendência só pode mudar por quem realmente está interessado no remo como desporto e não como campo politico e de interesses, por isso lutem e mudem.

Fica o Apelo!!!

Estevão disse...

Caro ARC, para vires por ai insultar remadores como vens deves ser muito bom. Ou entao deveras ter sido muito bom. Por mais mal que sejam, os remadores sao o centro do remo. Sao eles que apenas tem vida limitada no remo. Os dirigentes e treinadores andam ca por anos sem fim. Remador so se e' uma vez e por um limite de tempo. Obviamente que ha remadores e remadores, niveis e niveis, e que muitos dos que foram a seleccao nao teriam andamento para mundiais. Mas isso so aconteceu porque a ETN tirou da seleccao os valiosos ou pelo menos mais fortes. Felizmente nao chegou para o Fraga/Mendes.
Mas parece-me totalmente descabido o teu comentario e bastante cobarde vires insultar os remadores, de uma forma baixa e reles, e nem te identificares.
Abraco a todos.

Unknown disse...

arc:
deixa-me dizer-te o que penso sobre o teu comentário, que vale o que vale e apenas expressa a tua opinião.
Não acho correcto que venhas dizer que os remadores em Portugal sejam maus , eles apenas espelham o actual estado no remo, como sabes vivemos numa democracia e como também sabes todos temos direito e expressar livremente a nossa opinião e se a opinião deles é desfavorável em relação a este DTN só têm duas hipóteses que é ficar de fora e foi o que muitos fizeram e repara que o facto de haver muitos com a mesma opinião já lhes confere alguma credibilidade, os remadores são inteligentes e duvido que hajam em "cartel" de opiniões, eles são masoquistas apenas no que toca a sofrer nos treinos, mais nada, não estão onde não se sentem bem.
Outra é ir e estar às ordens do treinador, o que alguns também fizeram.
O que acontece é que de facto não houveram resultados e agora de quem é a culpa?
Conheço muitos e bons remadores em Portugal, seniores e juniores capazes e com potencial...
Podíamos estar horas e enumerar um sem número de opiniões, a minha de certeza que é diferente da tua nesta matéria.
Em relação ao estarmos numa onde de dizer mal, enganas-te, estamos todos numa onde é de dizer verdade, numa onde de não conformismo ou achas mesmo que o remo está bem?
Em relação aos clubes estás a ser injusto, há clubes que fazem verdadeiros milagres para terem as portas abertas e darem condições aos seus remadores, como isto não é dar chutos numa bola torna a gestão ainda mais difícil, por isso se tens alguma coisa a dizer contra o teu clube, tens de reclamar com eles..
Sabes, o remo está tão mal que ao ler o teu comentário só me leva a pensar que ou tens interesses ou não percebes nada disto.
Sabes onde é que o remo está bem?
Nos clubes de caravanismo, de caça e pesca,em Soure, parece que tem lá gajas boas e máquinas novas para se manterem em forma, gentilmente oferecidas claro, e em outras colectividades recreativas da sameirinha e das bifanas , no remo dos que remam à séria, com barcos e remos ... está péssimo!

Anónimo disse...

ricardo:
mais uma vez vou ter de te dizer que estas a ser incorrecto.porque actualmente estas a treinar um clube e deves saber os resultados obtidos quer a nivel ergometrico quer a nivel de rio,por isso penso que não preciso de te recordar que quando tu eras junior e senior não havia gente tão fraca na seleçao alias os proprios clubes nem lhes passava pela cabeça mandar atletas com resultados como há agora(7m20)por amor da santa!!!!!!!
e tu não podes negar o que te estou a dizer porque tu proprio disses te varias vezes o mesmo que no teu tempo não havia gente tão fraca.
quanto a dizer a verdade parece me que ha uma certa vontade em que se saiba só meias verdades,porque o que os clubes ,os arbitros gostavam era de poder ser feito tudo á sua propria vontade,porque no tempo do faria era assim e o remo ficou no estado caótico que ficou ,porque as pessoas não têm coragem para assumir as suas decisoes e arcar com as consequencias, então preferem dar se bem com tudo e todos,ms isso é uma fantasia não é possivel em lado nenhum,porque as pessoas para serem respeitadas têm de se conseguir afirmar e não fazer a vontade a toda a gente.
não acho que o remo esteja bem a 100% mas tambem acredito piamente que com esta lista alternativa iria ficar bem pior.
em relaçao á culpa dos remadores serem maus ,acho realmente é dos clubes porque não tem capacidade de formar remadores bons porque os remadores até podem ter capacidades mas não tem quem os saiba orientar e com capacidades suficientes para fazer bons remadores.para acabar não tenho nada a ganhar com isto só acho que é triste o remo portugues estar tão mal servido de dirigentes .e que haja tanta hipocrisia ,pq para sejuntarem a fazer a lista todos são amigos ,mas mal sabem o que vai nas costas uns dos outros.
abraços arc
p.s -estevão és um palhaço ,sempre foste ,por isso remete.te á tue insignificancia

Anónimo disse...

Viva Ricardo,
O teu comentário à opinião do anónimo ARC está excelente. Efectivamente e se o cujo dito foi remador, deve ter sido daqueles que passaram ao lado, talvez um frustado por não ter chegado à selecção. Se tivesse remado com este DTN teria lá chegado. É que com a rejeição à selecção por parte dos bons atletas sobraram uns quantos lugares para os mediocres; aqueles que se encostam para ser alguém na vida pois doutra forma não chegam lá. Agora um pouco mais sério: - Será que alguém se lembrou de fazer um estudo dos motivos que levaram ao abandono da selecção por parte da maioria dos atletas de topo? No futebol existe uma máxima: Quando a equipa não rende o treinador é dispensado. No remo: Deixa-se sair os atletas e mantém-se o treinador(DTN). Uma boa politica a caminho da mediocridade... quero dizer da "+ qualidade na continuidade"

Anónimo disse...

Oh pá! Qual selecção qual quê?
Qual clubes qual qu^^e?

O rascão quer é o "desporto para todos". As pessoas do remo só empatam. Não o deixam ser a vedeta!

Parece que no próximo nacional vamos ter o Pocinho, o Clube Naval de Olhão, de Portimão, de Sesimbra da Madeira e sei lá mais o quê!!!!

Ah e tb vamos ter o CPPDA ou lá o que é, de Soure e de Coimbra e, claro, o Centro de 3ª idadde da Vinhas da Rainha (ou será Vinhas da Raiva?) Que se lixe! Vinhas de qq coisa!

Anónimo disse...

então ricardo quando os comentarios não são a teu favor não podem ser passados.arc
o tempo da ditadura e da censura já acabou á algum tempo.arc

Unknown disse...

Quanto a este comentário, arc, que pelas iniciais nao reconheço, porque não dizeres o teu nome por extenso, eu não tenho problemas em passar comentários sejam eles quais forem desde que não ofensivos, até porque o Estevão é mesmo um palhaço, ele proprio confirmou isso.
Ainda bem que há divergencia de opiniões e é salutar, coisa que não tem acontecido no reinado que tu tanto tens defendido.
Os comentários não são nem a meu favor nem desfavor, eu tenho a minha opinião e não espero que seja igual à tua.


abraço

Ricardo

Estevão disse...

Confirmado! Mas sou "Sr. Palhaço" sff!!!!

U23  2x  Paulo Fidalgo João Dias