fevereiro 03, 2007

Domingo de Regatas

Foto de Ricardo Cardoso

Estava a dar uma "volta" pelos meus locais preferidos na net e fui ao blog "Remar por Remar" do Rui Viana e gostei de ler o post que ele lá tem a propósito do Camp. Nac. de Fundo a realizar-se na zona ribeirinha de Gaia e Porto.No post dele está uma pequena transcrição duma conversa que ele teve com um amigo que uns tempos antes nem sabia distinguir remo de canoagem.O Rui lá disse que ia fazer o Camp.Nac. de Fundo no Porto ao que o amigo prontamente perguntou se também se faziam regatas nesse local.Pois bem, o Rui acha que não é o local adequado e eu de certa forma tenho de concordar que havendo correntes,linhas dos pescadores, curvas, barcos de turismo e outras coisas normalmente estranhas a uma regata de remo torna dificil a vida do remador.No entanto no meu ponto de vista este é o local ideal para se mostrar o Remo.Compreendo que para um remador que está em prova para ganhar, eu já por lá passei e senti o mesmo, não quer ter factores externos como estes a comprometer horas de treino e dedicação mas ao mesmo tempo qual é o remador ou atleta de outra modalidade que não gosta de ter gente à excepção da familia a ver e a aplaudir?Estas águas já foram em tempos local de grandes regatas, com milhares de pessoas a assistir nas suas margens, esperemos que um dia volte a ser assim e que para isso este campeonato seja um bom impulso.Não havendo possibilidade de ter-mos regatas para dar a conhecer o remo, restam estas regatas para fazer esse papel de divulgação.Assim sendo e como as condições são iguais para todos, espero um bom dia de regatas e que o rio se mantenha como está na foto.Abraços e boas regatas.

2 comentários:

Anónimo disse...

Isso da igualdade é uma grande treta, em montemor, quando esta muito vento não existe igualdade nenhuma entre a pista 6 e a pista 1.

Quando se escolhe um local para se realizar uma regata, não podemos ter em conta, somente a igualdade, porque quando se compra um carro, não se escolhe pela côr. Temos que ponderar tudo, e no fim optar.
esta é a minha opinião não precisam de criticar negativamente, porque aceito outros pontos de vista, estou na disposição de trocar ideias e fazer vêr os meus pontos de vista, nesta ou em outras materias, se existir identificaçõe e respeito.
Manuel Antonio

....Ricardo Pinto disse...

Compreendo perfeitamente...os dois pontos de vista, mas quem nunca "viveu" aquelas águas...nunca pudera tecer uma opiniao, pois esta modalidade que no nosso país (se quiserem chamem-me lirico) se pratica de uma forma muito mais apaixonante do que competitiva ou mesmo se quisermos racional, necessita sempre deste locais que marcam a memoria para sempre..quanto às pistas com e sem vento...bem, a que calhar calhou, fecha os olhos.....e.....broa la para dentro.
Saudaçoes... Ricardo Pinto.

U23  2x  Paulo Fidalgo João Dias