Espírito de Selecção

O que é o “Espírito de Selecção”?
Esta pergunta vem no seguimento da notícia que 3 atletas foram excluídos da equipa nacional de remo por não se enquadrarem no “espírito” da equipa, por treinarem e fazerem a sua preparação aparte do grupo seleccionado.
Gostava de ver os técnicos da equipa nacional a mostrarem os resultados que obtiveram e apontarem quantos deles foram melhores do que as equipas que treinam longe das orientações deles.
O caso mais notório é o do Luis Teixeira que treina por sua conta,que obteve melhores resultados do que a selecção nacional e não foi chamado para o campeonato do mundo, mas há mais exemplos.
Contra factos não há argumentos, ou se anda depressa ou não, aqui mandam os resultados, queria ver se fosse conseguida a qualificação para os Jogos olímpicos se tinham a mesma coragem de excluir os atletas por não se enquadrarem.
Não quero com isto melindrar os atletas que fazem parte do grupo seleccionado, as minhas críticas não se destinam a eles pois não fazem mais do que cumprir as indicações dos treinadores, vão sim para a forma como são dirigidos e por quem são dirigidos, que se não resultaram no passado não me parece que seja agora que vão resultar.
Parece-me que o “Espírito de Selecção” é tipo uma religião em que se segue o líder religioso sem questionarem se está certo ou errado.
Definitivamente os melhores atletas estão agora todos fora de selecção nacional e não me parecendo que o problema esteja nos atletas não percebo porque é que estão os estão a excluir.
O que eu acho é que a equipa técnica não se enquadra no espírito da selecção, obter resultados, criar um bom ambiente, usar os meios ao dispor de forma eficaz, ouvir outras partes interessadas, usar dinheiros públicos de forma correcta, escolher realmente os melhores atletas e assumirem que os resultados foram mesmo péssimos e quem sabe pedirem a demissão, porque na realidade quem não se enquadra são eles e seguindo a lógica seriam eles a serem excluídos não o “Mexilhão”.
Vale a pena pensar nisto!
Enviar um comentário

Mensagens populares