julho 08, 2007

Campeonato Nacional de Veteranos

Finda que está a época de remo para os veteranos apetece-me deixar sobre isso alguns comentários, vou apenas tentar enumerar alguns sentimentos que me ficaram deste encontro no Pocinho (Douro).
Então começo por enumerar alguns apontamentos que fiz :
- É muito longe para se ir remar;
- Não tem condições logísticas para se realizar uma regata ;
- Muito calor e falta de sombras;
- A federação apenas deu aos atletas duas garrafas de água de 33cl ( estavam 42 graus segundo me disseram, por mim até parecia mais);
Se querem levar gente a remo este é o pior local que se podiam lembrar.
Quero com isto dizer que existe outros locais melhores, muito melhores para se realizar este campeonato, durante anos se lamentou a falta de uma pista e agora que a temos( em fracas condições ) andamos a fazer quilómetros e quilómetros para fazer uma regata,para os clubes do Porto já é uma viagem cansativa que se dirá de quem vem do sul.
O local é muito mau, quem se quiser sentar só se for na gravilha, não haviam sombras nem que fosse para as crianças, o único local na pista que vendia água era a roulote da Carla que se deslocou lá para fazer o almoço ao Fluvial e ao Sport, muito pó no ar entre tantas outras coisas.
Ainda estou para perceber como é que a federação tem a estagiar num local destes a selecção nacional 3 semanas consecutivas, o pseudo centro de estágio é lamentável, estão longe de tudo.
Alguém sabe porque razão a federação tem a sua base de treinos neste local, quais as motivações que levaram à escolha deste local?
Como se pode ter atletas juniores a treinar num local assim?Imaginando que os séniores estejam mais traquejados nisto que é estar longe de casa concentrados é difícil, para os mais novos deve ser duro.
Eu avanço com a seguinte teoria, é da conspiração mas cá vai.
A federação tem uma selecção que não é composta pelos melhores atletas, o melhor resultado sénior dos últimos 2 anos nem sequer está na selecção nem o deixam estar.
Não estou a dizer que quem lá está não tenha valor, apenas penso que há melhores.
Quais são os critérios reais de escolha dos atletas?
São os mais rápidos na água?
São os mais rápidos no ergómetro?
São os mais bonitos?
São os que mais dizem amén com o sistema?
são os que não têm nada que fazer no momento e então sempre passam um bom bocado?
Acho que exagerei!Mas não devo estar longe!
Os resultados têm sido desastrosos mas continua-se a achar que estamos bem assim, pelo menos aqui sempre se escondem de olhares alheios.
Temos um centro de estágios com condições lamentáveis, mas pelo menos temos uma sala de musculação do outro mundo, só por isso já merecíamos andar mais, digo merecíamos porque com estas condições não há boa vontade que resista!
Estes atletas sabem que estão seleccionados até 2oo9, altura dos próximos testes de selecção, isto é no mínimo inclassificável, tantos atletas que teriam lugar nesta equipa nacional e estão de fora por razões que quanto a mim são desculpas de mau pagador desta equipa técnica.
Tanto haveria a dizer, o remo está pelas ruas da amargura mas é sempre bom ver o sorriso de certos dirigentes federativos quando estão a ser entrevistados.
Eu, que sou suspeito porque sou parcial, tenho clube a sou a favor dos meus amigos que ainda remam volto a dizer, vamos mas é remar para Espanha e fechamos de vez o remo em Portugal.
Agira que já libertei um pouco o "stress" volto ao inicio dizendo que este dia de regatas valeu pelo convívio entre remadores, rever amigos, rir-mos uns dos outros, medir as pregas, dizer mal do sistema, aplaudir os vencedores e dar umas remadas.
Por mim valeu por isso!
Como diz o João Menezes, como dar visibilidade a um desporto que se esconde, que não tem visibilidade e nada para oferecer?Todos sabem disto, menos quem devia saber.
Para acabar vou só dar uma ideia brilhante que me ocorreu, devia-mos transformar a federação numa agência de viagens,como já faze-mos viagens de lazer e de cariz social a Amesterdão e já levam os remadores a ver as vinhas do douro, podiam continuar na mesma linha e mudar de vez, pode ser que assim deixem de usar o dinheiro dos contribuintes para fazer este péssimo trabalho!
Já estou mais calminho, vou beber um chá!
abraços

Sem comentários:

U23  2x  Paulo Fidalgo João Dias