O futuro já começou!
Estas fotos exemplificam bem a evolução sofrida pelas embarcações, nas fotos estão canoas Foilkayak e onde Nelo também já marca presença, mas no remo acontecerá algo igual ou parecido, estaremos perante uma mudança de paradigma?
Fica desde já o desafio:
Peter Ribe (above), together with Einar Rasmussen, are the two Norwegian Flyak inventors.
Rasmussen (51), a five-time Canoeing World Champion and physicist, is the man behind the idea of putting a kayak on hydrofoils.
Ribe (41), a 1993 World Championship Bronze Medallist, has been the Flyak Project´s "Test Pilot".
In Germany in 2005, Ribe completed a 1000 meter Flyak race in 2 minutes 57 seconds (Average speed of 20.1 kph).
Ribe´s main goal, training wise, for 2008 is to beat the rowing eight in a race.
To succede in this "David vs. Eight Goliaths" race, Ribe must average a speed of about 22.5 kph.
(For comparison; the Olympic 1000 meter Champion, Eirik Verås Larsen (NOR), averaged a speed of about 17.4 kph winning his 2004 Gold Medal.)
Einar Rasmussen is confident that it is possible to beat even the fastest of the rowing shells - the Eight...
1 comentário:
Não. Não vai acontecer o mesmo no remo pois estamos a falar de dois tipos de movimentos completamente diferentes. Isto só é possivel na canoagem porque estas embarcações apresentam uma velocidade constante ao longo da sua deslocação. Uma vez que os barcos de remo têm grandes variações de velocidade sendo esta muito lenta no ataque e muito rápida após o final, não se consegue nunca atingir a velocidade ideal e constante para que a embarcação de remo se mantenha fora de água, o que eventualmente sucederia seria a saida do barco da água após o final e a sua queda na ida ao ataque. Implementar uma ideia destas no remo seria no minimo contraproducente e desconfortavel para os remadores.
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