outubro 31, 2007
outubro 29, 2007
N1- Futuros Treinadores
Começou no fim de semana passado o curso N1 para treinadores de remo.
Foi um fim de semana animado, com conversas construtivas e diferentes vivências a marcar cada discussão de uma forma aberta onde se abordou a fidelização dos atletas ao remo e o que compete aos treinadores neste desafio.
Iniciou-se portanto um caminho onde as possibilidades que o remo nos oferece são vastas e onde se pode realizar um trabalho de desenvolvimento dos jovens atletas tendo em linha de conta as suas preocupações actuais onde se inclui também as questões sociais e ambientais que toda a diferença fazem neste desporto.
Nas fotos mais uma situação de discussão sobre, imaginem só, Remo!
outubro 26, 2007
outubro 23, 2007
Na selecção ou nada feito
Saiu hoje um comunicado aos clubes a informar que em reunião de direcção da federação decidiram que a partir da época de 2007/2008 e passo a citar “ não serão
autorizadas participações de equipas de clubes, mistas ou em representação de
associações regionais em regatas do calendário FISA, ou seja, em todas as provas
nas quais os países só possam fazer-se representar por Selecções Nacionais”.
Mais dizem que apenas equipas escolhidas pelo seleccionador é que representarão a selecção nacional.
O que está a acontecer só é possível devido ao descontentamento geral em relação aos resultados e á falta de interesse em estar na selecção com esta equipa técnica, com esta forma de ser selecção e com a forma como se processa a escolha dos melhores remadores.
Isto no passado não era tão frequente visto a selecção ser constituída pelos melhores ou pela melhor conjugação de equipas com vista aos melhores resultados. Hoje em dia existem clubes que preferem ter os seus atletas a treinar no clube, a representar o clube com a certeza de um melhor trabalho e de um bom resultado em caso de confronto.
Esta decisão não favorece o remo nacional, do meu ponto de vista não é a melhor forma de fazer aumentar a competitividade no remo nacional, se os melhores são os que foram escolhidos, estão com medo de quê? De ficar mal na foto, de perder o lugar ou que finalmente vejam que o trabalho desenvolvido não serve os interesses duma modalidade que merece melhor sorte?
Não é salutar que os atletas da selecção sintam que, ao contrário do que acontece hoje, não têm o lugar garantido?
Como motivar um atleta a treinar para pertencer á equipa nacional?
Como motivar um dirigente a fazer mais e melhor pelo seu clube e pela modalidade?
Se por um lado foram os clubes que votaram nesta direcção, por outro lado muitos deles já estarão mais do que arrependidos e contra o meu clube falo já que foi um dos que votou a favor e que felizmente já se demarcou de todas as posições desta federação.
Não se percebe, ou melhor, percebe-se que a equipa técnica está a criar um grupo de amigos, estável, tipo família que não aceita ser confrontado
Quem os colocou lá, que os tire.
O que não tem remédio, remediado está
12ª Gala do Desporto
outubro 22, 2007
Mais um dia que chega ao fim
Nunca é tarde para ser praxado
Assim se dá inicio á praxe no Fluvial e nada melhor que iniciar com um sénior.
Aqui numa técnica já usada em tempos e com bons resultados que foi o libertar o demónio que possuem os atletas que saem do treino cheios de energia, é para acalmar..
Mais praxes se vão fazer, desta feita de forma mais lúdica e civilizada.
Valeu-lhe o fair-play !
outubro 18, 2007
Já nas bancas : O circo está de volta!
Já estava com saudades de me rir com a palhaçada que é esta convocatória para a selecção nacional e para mais uma vez constatar que o critério é não haver critério.
Não há nada de novo a acrescentar á forma de actuar deste seleccionador, é mais do mesmo, mas deixar de fora atletas com melhores resultados, ainda que em juniores e levar atletas cujo valor a nível internacional é bastante questionável é sem margem para dúvida alinhar por baixo , mais uma vez, os objectivos da equipa de todos nós, quer dizer, de quase todos.
outubro 17, 2007
na próxima é que é!
Já está decidido que para a próxima regata vamos naquele barco preto que está ao fundo na foto, é um barco que desliza mais e portanto menos cansativo.
Até quero ver se o Cerqueira nos passa de novo!
Alguém quer levar bolo para comer-mos no fim da regata?!
outubro 16, 2007
outubro 13, 2007
Maratona de Remo! #3
Foi giro voltar a passar naquela parte do rio da qual não me lembro de absolutamente nada dado o estado de coma em que estava.
Gostei de ver o Cerqueira, que passou pela minha equipa, estava com pressa, esse sim já velhinho anda bem, pelo menos é o que dizem, que está velhinho, deu minutos ao segundo classificado.
Venha a próxima que já estou a preparar um barco novo com um motor de 15 cv, vamos ver quem ganha.
outubro 11, 2007
outubro 10, 2007
outubro 08, 2007
Maratona de Remo!
O objectivo antes de mais é fazer um bom treino desta vez acompanhado pelos clubes que fazem parte da associação de remo do Porto.
Devido á grande distancia, que apesar de se chamar Maratona não tem quilómetros nem para meia maratona e como vou participar numa equipa mista, alguns colegas do meu clube emprestado ( CDUP) sugerem fazer isto em 3 dias para não cansar muito, eu de minha parte apenas coloquei a condição de se fazer a regata devagar, a umas 20 vogas e parar para abastecer, proponho até uma paragem conjunta no CNIDH para um reforço sólido, tipo meia de leite e torradas e para trocar impressões sobre a dureza do percurso.
Vamos esperar para ver, certo é que levamos oxigénio para qualquer eventualidade.
Já estou nervoso e cheio de stress!
outubro 02, 2007
outubro 01, 2007
Campeonato Nacional de Sprint ' 07 - Parte II
Terminou após mais de um mês de férias desde a última regata o que na minha opinião não faz sentido acontecer.
Foi um dia interessante, apesar do tempo não estar muito convidativo deu para se passar um bom bocado e como eram só remadores mais as suas famílias e amigos o ambiente foi bom, devíamos ser uns 500 na assistência (contando com os remadores que não estavam em prova)
O Clube Fluvial Portuense mais uma vez ganhou o ranking de clubes, o que já acontece á 11 anos consecutivos, seguido pelo CNIDH e em terceiro ficou o Ginásio Figueirense.
Uma facto interessante foi a presença da nossa sorridente e bem disposta equipa técnica nacional que até fazia pensar que estamos bem a nível internacional e que os objectivos foram amplamente atingidos, mas como tristezas não pagam dividas, vamos a sorrir que isto um dia vai lá, um dia melhora, quando? Não sabemos!
E assim a partir de hoje começa a época 2007 / 2008, bons treinos, boa sorte!
U23 2x Paulo Fidalgo João Dias
-
Relato dum dia triste. O Fluvial assumiu que era candidato a vencer a regata do Shell 8 pesado nestes nacionais e devido a um atraso na pesa...