Estava a dar uma "volta" pelos meus locais preferidos na net e fui ao blog "Remar por Remar" do Rui Viana e gostei de ler o post que ele lá tem a propósito do Camp. Nac. de Fundo a realizar-se na zona ribeirinha de Gaia e Porto.No post dele está uma pequena transcrição duma conversa que ele teve com um amigo que uns tempos antes nem sabia distinguir remo de canoagem.O Rui lá disse que ia fazer o Camp.Nac. de Fundo no Porto ao que o amigo prontamente perguntou se também se faziam regatas nesse local.Pois bem, o Rui acha que não é o local adequado e eu de certa forma tenho de concordar que havendo correntes,linhas dos pescadores, curvas, barcos de turismo e outras coisas normalmente estranhas a uma regata de remo torna dificil a vida do remador.No entanto no meu ponto de vista este é o local ideal para se mostrar o Remo.Compreendo que para um remador que está em prova para ganhar, eu já por lá passei e senti o mesmo, não quer ter factores externos como estes a comprometer horas de treino e dedicação mas ao mesmo tempo qual é o remador ou atleta de outra modalidade que não gosta de ter gente à excepção da familia a ver e a aplaudir?Estas águas já foram em tempos local de grandes regatas, com milhares de pessoas a assistir nas suas margens, esperemos que um dia volte a ser assim e que para isso este campeonato seja um bom impulso.Não havendo possibilidade de ter-mos regatas para dar a conhecer o remo, restam estas regatas para fazer esse papel de divulgação.Assim sendo e como as condições são iguais para todos, espero um bom dia de regatas e que o rio se mantenha como está na foto.Abraços e boas regatas.
2 comentários:
Isso da igualdade é uma grande treta, em montemor, quando esta muito vento não existe igualdade nenhuma entre a pista 6 e a pista 1.
Quando se escolhe um local para se realizar uma regata, não podemos ter em conta, somente a igualdade, porque quando se compra um carro, não se escolhe pela côr. Temos que ponderar tudo, e no fim optar.
esta é a minha opinião não precisam de criticar negativamente, porque aceito outros pontos de vista, estou na disposição de trocar ideias e fazer vêr os meus pontos de vista, nesta ou em outras materias, se existir identificaçõe e respeito.
Manuel Antonio
Compreendo perfeitamente...os dois pontos de vista, mas quem nunca "viveu" aquelas águas...nunca pudera tecer uma opiniao, pois esta modalidade que no nosso país (se quiserem chamem-me lirico) se pratica de uma forma muito mais apaixonante do que competitiva ou mesmo se quisermos racional, necessita sempre deste locais que marcam a memoria para sempre..quanto às pistas com e sem vento...bem, a que calhar calhou, fecha os olhos.....e.....broa la para dentro.
Saudaçoes... Ricardo Pinto.
Enviar um comentário